Aprenda a investir na aposentadoria de forma fácil e segura

Um investimento seguro e recomendado por especialistas é investir na aposentadoria. Os contribuintes do INSS estão preocupados com as novas reformas previdenciárias propostas, com isso assombra o medo de não conseguir se aposentar mesmo com vários anos de contribuição.

Este não é o único motivo para se preocupar, embora seja o maior segundo as novas propostas que podem ser aprovadas. Há muitos atrasos em pagamentos, excesso de burocracia para quem quer aposentar, e uma queda significativa no valor contribuído e o valor recebido. As novas regras deixam claro que serão mais tempo de contribuição, mais tempo de trabalho e consequentemente mais idade para se aposentar.

 

Para não depender somente do INSS, busque meios de fonte de renda passiva para o futuro. Existem atualmente várias empresas de previdência privada onde você contribui como no INSS para colher os frutos no futuro, mas com mais garantia que a previdência social, já que não é estatal. Além disso, pode-se construir uma aposentadoria através de economias e investimentos. O aconselho é ter mais de uma opção, se você já contribui com o INSS pode também construir uma aposentadoria de proteção com economias, ou investir em rendas fixas e até mesmo contratar um plano de previdência privada, para não depender exclusivamente de uma fonte de renda quando se aposentar.

 

Criar uma poupança é mais simples, vários bancos disponibilizam suporte de atendimento facilitado para o cliente, porém não é tão fácil acumular uma reserva de dinheiro. Comece avaliando o padrão de vida que quer ter quando se aposentar e calcule o quanto precisa poupar para se aposentar com o padrão de vida idealizado. Este cálculo deve ser feito analisando o montante que quer ter no futuro para suas despesas e o tempo que tem para se aposentar. O ideal é que o mínimo seja 10% de sua renda liquida para uma pessoa jovem, sendo que quanto mais velha for a pessoa, menos tempo terá de acumular essa reserva, por isso terá que guardar mais dinheiro do que alguém que começou cedo. Quanto mais cedo puder poupar, melhor. Pode ser definido um montante para que possa lhe render o dobro quando sacar, assim sempre terá um valor rendendo para as despesas.

 

Outra estratégia é aplicar em renda fixa, tem menos riscos e rendem mais dinheiro. Para isso existem mercados como o tesouro direto, fundos e CDBs de grandes bancos. O mercado de ações são aplicações para longo prazo que também pode ser levado em consideração, ainda mais se você for jovem já que exige conhecimento para fazer investimentos e tempo para correr atrás de qualquer eventual prejuízo, por essa razão não é aconselhável se você tem pouco tempo para acumular a sua aposentadoria.

 

Considere a ideia de uma previdência privada. Você pode escolher a melhor forma para contribuir referente ao tempo que você tem para contribuir e o padrão de vida que quer ter no futuro. O importante é manter o foco, seja persistente, ter uma aposentadoria garantida e rentável é possível sem depender da previdência social.

 

 

About author